Projeto em Fotojornalismo - proposta disciplinar na Graduação

Na Universidade Cruzeiro do Sul Educacional, os alunos do Bacharelado em Jornalismo tiveram de realizar uma atividade de projeto avaliativo para entrega no início desse  semestre de 2022. 

Tivemos como pauta dada, que procurar um vendedor de comida de rua (ambulante ou foodtruck) e desenvolver uma matéria curta, buscando culinária de sua região. 

A matéria foi buscada no sábado (20.08), encontrando meu personagem - após duas tentativas: uma busca em um trailer de venda de açai, mas a dona que estava ali teve que sair e a funcionária não soube responder sobre 4 perguntinhas (como começou, onde, hoje e o futuro) que eu realizei - havia começado há um mês. A outra tentativa foi com um vendedor de frutas caramelizadas, sendo uva e morango do amor, que encontrei no meu bairro ao retornar do mercadinho. Ele primeiramente confirmou que gostaria de participar, até busquei sobre frutas do cerrado, mas no sábado ele mandou zap falando que a esposa não gostaria. Então, nesse mesmo dia, passei pelas ruas de foodtrucks de um bairro em Brasília/DF e consegui conversar com Diego, um rapaz disposto à interação e fotos. A matéria fechou pelas 19hs.

Menita Flaviana L. Maciel
Jornalismo _5º sem. 2022


O Foodtruck Churras Burguer de Diego

Diego Elias da Silva Martins, de 38 anos, veio de SP para Brasília há 5 anos e meio, onde trabalha na área de defumação e hamburgueria. A culinária da hamburgueria tornou-se habitual em nosso país depois de conquistar o mercado internacional. 

Hoje, Diego é proprietário de um caminhão foodtruck que passou por uma adaptação para a área de defumação. Ele começou com um pequeno trailer, no mesmo local, em frente a uma das entradas do Parque de Águas Claras, quando pelas 16:30hs começa a limpeza e a organização do interior do foodtruck e da área de estacionamento, com mesas de plástico expostas, higienizadas e com cardápios dispostos. Entre 17:00 e 22:00h ele comanda a cozinha e conta com dois ajudantes, na semana. 



Nas terças e nos domingos, vende baguetes recheadas com carne feitas em uma pitmaker, também adquirida, no condomínio onde mora. Diego disse ter se motivado para o atual negócio, durante a faculdade de gastronomia em São Paulo, num evento, quando então mudou-se para Bsb após vender uma sala em SP.


Sobre o futuro, almeja expandir, considera ter um gerente, abrir uma loja ou comprar outro foodtruck. Diego tem redes no Instagram, facebook e localização pelo google.



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