Protesto de indígenas e apoiadores da causa é realizado nesta semana em Brasília


A semana aqui em frente ao Parque da Cidade de Brasília - que tem um parquinho infantil entitulado, inclusive em placa, como Parque Ana Lídia, e, hoje, nomeado oficialmente Parque Dona Sarah Kubitschek - foi de movimento em protesto contra o assassinato de Bruno Pereira e de Dom Phillips, em Junho presente, no Vale do Javari que fica em Atalaia do Norte no Oeste do estado do Amazonas - Brasil.

A questão indígena está sempre presente por aqui, no Ed. Parque Cidade Corporate, localizado no Setor Comercial Sul Quadra 9 - Asa Sul, Brasília - DF por motivo de a edificação ser alugada por empresas e órgãos públicos, sendo um deles a FUNAI - localizada na Torre B.

Em anos anteriores à Pandemia da Covid-19, a FUNAI ali tinha um espaço aberto e bem simples pra leitura, uma bilbioteca, ainda. Cheguei a visitar algumas vezes antes do aparecimento de espaços com bancos e mesas pra estudo, pra um intervalo do sujeito que passa pela região ou pra uso pelo cidadão portador de notebook que vieram aparecendo mais em meio a shoppings e outros lugares aqui no centro da capital federal.

Bem, nesta semana, o movimento foi no cotidiano, com pessoas em discurso, vozes e cantorias indígenas diante do assassinato do indigenista brasileiro e do jornalista americano - conviventes e comunicadores com os povos da região.

Ao final da tarde de ontem, quinta-feira (23), ainda, revelou-se um quarto suspeito de participação nos assassinatos. E a situação vai se desenrolando.

Torcemos que a justiça esteja sempre presente, e, realmente, venha atuar de forma competente e efetiva quando se insere a questão de mortes e a defesa de direitos socias, humanos e da cultura de povos!!!

Com fatos como este, presente de tempos em tempos, que retratam o avanço de mortes de pessoas que vivem em localidades que carregam problemas com relação a disputas e poder, é possível criar uma ideia de que matar um, matar outro, matar alguns, matar uns poucos seja algo que caminha como ações de extermínio de parte de uma população brasileira.





E, um audiovisual filmado de modo improvisado, de um momento nesta quinta - que devido à bateria do celular estar no final, o vídeo foi curto... então, uma breve demonstração!


Para saber mais sobre o Parque da Cidade de Brasília: https://ilovetrip.com.br/parque-da-cidade-de-brasilia/

Menita F. L. Maciel
Jornalismo
Universidade Cruzeiro do Sul Virtual _4o sem. 
Bsb, 24 06 22.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica - Qual era de 'homem moderno' vemos!?

Intenção fotográfica e apreciação ao Fotojornalismo

Notícia - Indígenas reunidos em protesto na Capital